Conheça a Família Filgueiras A Família
Filgueiras
As Origens da Família Filgueiras As Origens
Árvore Genealógica da Família Filgueiras Árvore
Genealógica
Album de Fotografias da Família Filgueiras Album de
Fotografias
Localização de Cidades e Municípios citados neste Site Mapas e
Localidades

De onde vêm os Filgueiras?

por FILGUEIRAS, Philomena. 1990
Em agosto de 1987 fui informada por minha sobrinha Marietta Filgueiras Amorim, residente em Ipatinga, Minas Gerais, que seu irmão, Joaz de Campos Filgueiras, voltando de uma viagem ao exterior, trouxe uma garrafa de vinho para seu pai (meu irmão Chiquinho, já falecido), a qual trazia registrada a sua marca em alto relevo no próprio vidro - ILHA FELGUEIRA - e, meses depois, a existência dessa ilha me foi confirmada por minha prima Consuelo Fonseca Lemos, que mora em Laranjeiras, bairro do Rio de Janeiro (veja no mapa), a qual, não sabendo da informação de minha sobrinha, me disse ter sido vizinha de uma senhora portuguesa que, ao saber que Consuelo era da família Filgueiras (Consuelo é neta de meu avô Elias Gonçalves Filgueiras) disse-lhe que a família Filgueiras tem sua origem na Ilha Felgueira. São, portanto, dois testemunhos válidos da existência dessa ilha portuguesa, talvez não citada nos mapas e geografias por sua pouca importância. Deixo aqui registrada a necessidade de pesquisar a existência dessa ilha para se afirmar a origem dos Filgueiras.
Diante dessas informações já citadas, suponho que os Filgueiras descendem de portugueses ilhéus que passaram ao continente, para uma região próxima e ao norte do Porto (veja no mapa), onde se estabeleceram e à qual deram o nome, passando de locativo (ilha) para personativo (seus habitantes) e daí novamente a locativo (nome da região onde residiam).
Possivelmente dessa região ao norte do Porto tenham vindo os três portugueses irmãos para o Brasil em data que não conhecemos. Disse acima "suponho" porque falta a palavra de um pesquisador autorizado. Mas dessa suposição participa o eminente Dr. José Caetano Cançado, médico residente em Belo Horizonte, professor na UFMG, estudioso da origem dos Filgueiras, dos quais descende pela linhagem materna, dos Filgueiras de Pitangui, Minas Gerais (veja no mapa), entrevistado pelos representantes da Campanha da História, comissionada por Synval Filgueiras de Morais Jr. para estudar e descobrir a origem dos Filgueiras no Brasil.
Ele disse não saber se todos os Filgueiras no nosso país são da mesma origem, mas acreditava que sim, "porque a origem toda é lá em Portugal; quase todos vieram da região do Porto, do Miragaia e Ponte de Lima" (veja no mapa). E de minha prima Corália Smith, neta de meu tio-avô Antônio Gonçalves Filgueiras, nascida e criada em Faria Lemos, Minas Gerais (veja no mapa), onde fez seus primeiros estudos no Colégio Filgueiras, de propriedade de meu pai - Alfredo Gonçalves Filgueiras -, e hoje freira Maria da Glória, em Uberaba - MG (veja no mapa), recebi em 11/4/89 a informação de que sempre ouvira de seus familiares (avó e tios) que os Filgueiras descendem de portugueses, e me disse que nossa prima Alba disse-lhe algo sobre a origem dos Filgueiras.
Procurei esta prima, hoje residente na "Casa das ex-alunas do Sion", em Botafogo, Rio; esta me informou ter lido em Carangola, em casa do Dr. Francisco Lyra, cirurgião-dentista, casado com uma sobrinha neta de Papai - Maria da Glória (não me lembro com certeza de seu nome), um livro que dizia serem os Filgueiras do Brasil descendentes de três irmãos portugueses judeus que, perseguidos como cristãos novos, não sei ao certo se na época do Marquês de Pombal, procuraram sair de lá, vindos para o Brasil: um deles ficou em Recife e os outros dois vieram para o sul e se internaram na província de Minas Gerais. Pena é que Alba não teve a lembrança de anotar o título do livro, nem os seus dizeres. Mas quem sabe ainda se encontra isso com o Dr. Francisco Lyra, hoje residente em Belo Horizonte?
Pois bem, todas as informações confirmam que os Filgueiras brasileiros descendem de portugueses, mas um primo - Roberto Filgueiras bisneto de meu tio-avô Manoel Gonçalves Filgueiras, sem nenhum apoio me disse achar que descendem dos espanhóis, pois que há muitos Filgueiras nas províncias espanholas de Catalunha e que um Dr. Filgueiras era o médico de toureiros em Barcelona. É, portanto, uma suposição sua que não tem base alguma, pelo menos ele não citou nenhuma.



por FILGUEIRAS, Philomena.
Rio de Janeiro, 21 de junho de 1990



Desonvolvido por:
Logo Loovus
http://www.familia.filgueiras.nom.br
© 1999- Família Filgueiras - Memórias de Família