MVCModel ERRO - Template solicitado não encontrado: 'template/pessoa_familia'.José Pereira Filgueiras - Família Filgueiras
Conheça a Família Filgueiras A Família
Filgueiras
As Origens da Família Filgueiras As Origens
Árvore Genealógica da Família Filgueiras Árvore
Genealógica
Album de Fotografias da Família Filgueiras Album de
Fotografias
Localização de Cidades e Municípios citados neste Site Mapas e
Localidades
José Pereira Filgueiras
☆ 1758 ♱ 1824

Pais:
José Quesado Filgueiras Lima
Maria Pereira de Castro

José Pereira Filgueiras

Extraído do Livro "Figuras e Fatos do Meu Tempo", de "Joaquim Patrício"- pseudônimo do Dr. Agenor Lopes Cançado - Filho do Major Agenor e Maria Carolina Filgueiras Cançado - Tia Cota
JOSÉ PEREIRA FILGUEIRAS, nascido na Bahia em 1758 foi Capitão-Mór do Crato no Ceará. Durante a revolta de 1817, fez contra-revolução, armou os povos, reconduziu todos os movimentos liberais que agitaram o Norte do País, que reconduziu e prendeu os conspiradores. Em 1822, ante a agitação que se desenhava no Crato, entre "Corcundas e Patriotas". FILGUEIRAS, fez cumprir ali o Decreto Imperial, que dividiu o Brasil em províncias.
O Imperador fez dele comandante em chefe das forças expedicionárias. Vendo, porém que D. Pedro não cumpriu as promessas que havia feito, mandou uma circular às câmaras da província, em termos pouco respeitosos para com a Majestade Imperial, e, retirando-se para Fortaleza, fazendo várias prisões depondo o Presidente e anexando o Ceará à Confederação do Equador, proclamada em Pernambuco.
FILGUEIRAS, era um bravo general, mas, seu exército não passava de um bando armado, sem melhor organização. Teve seu pesar, para manter as tropas, de permitir o saque. Procurou no entanto dar aspecto legal à pilhagem, processando as apreensões e levando-as a débito da receita pública.
Nas suas lutas constantes foi vencido e preso a 2 de novembro de 1824, na fazenda do Juiz, cercado, sem víveres e vendo seu exército dispersado, rendeu-se ao Major Bento José Lemenha Lins, mas, conseguiu fugir. Perseguido pelos Dragões Imperiais deles se libertou nas proximidades de São Romão, na Bahia, tendo subido o Rio São Francisco até as proximidades da Fazenda Perdigão, que ele fundou e que até hoje é próspera do oeste mineiro.
Foi avô de Antônio Alves Filgueiras que aqui deixou enorme descendência, e tio de José Caetano, renomado escritor e poeta brasileiro, autor de várias obras de direito.
Leia mais sobre a história de José Pereira Filgueiras em As Origens dos Filgueiras - O que sei da história e em As Origens dos Filgueiras - Outras origens dos ramos do norte
(Última atualização: Março de 2001)

Árvore Genealógica de José Pereira Filgueiras

? ? ? ?
    
  

   

 José Quesado Filgueiras Lima
 Maria Pereira de Castro
 
  
  

  
  

 
José Pereira Filgueiras
☆ 1758 ♱ 1824
⚭ 25/Março/1803Maria de Castro Caldas (Nhanhá)
  
  

Filhos

Joaquim Alves Filgueiras


   


Irmãos

Clemêcia Pereira de Castro


Francisca Pereira Filgueiras


Leocádia Pereira de Castro


Romão Pereira Filgueiras


Obs.: Essa árvore genealógica foi montada utilizando os dados sobre os ascendentes e descendentes de José Pereira Filgueiras que constam nos registros em nosso site. Essa árvore pode não estar completa, como pode também conter dados incorretos.
Desonvolvido por:
Logo Loovus
http://www.familia.filgueiras.nom.br
© 1999-2024 Família Filgueiras - Memórias de Família