MVCModel ERRO - Template solicitado não encontrado: 'template/pessoa_familia'.Antônio Alves Filgueiras Campos - Família Filgueiras
Conheça a Família Filgueiras A Família
Filgueiras
As Origens da Família Filgueiras As Origens
Árvore Genealógica da Família Filgueiras Árvore
Genealógica
Album de Fotografias da Família Filgueiras Album de
Fotografias
Localização de Cidades e Municípios citados neste Site Mapas e
Localidades
Antônio Alves Filgueiras Campos


Pais:
Joaquim Alves Filgueiras
Maria Carolina Milagres

Antônio Alves Filgueiras Campos

Extraído do Livro "Figuras e Fatos do Meu Tempo", de "Joaquim Patrício"- pseudônimo do Dr. Agenor Lopes Cançado - Filho do Major Agenor e Maria Carolina Filgueiras Cançado - Tia Cota
Não gostava que lhe chamassem assim, mas, o apelido lhe ficava muito bem. Ântonio Alves "Ferro", tinha realmente uma fibra moral feita de aço e ferro, revelada nos gestos e atitudes.
Impressionante à linha, o temperamento desse ancião, sempre muito bem cuidado, impecável no seu terno de linho, na desenvoltura de seu porte, na elegância de sua figura varonil.
Ao vê-lo, vinha-me à mente o Athos, o mais fidalgo dos Três Mosqueteiros, com quem muito se assemelhava no físico e no comportamento. A fidalguia era inata em Antônio Alves "Ferro".
Inteligência privilegiada, sem haver frequentado cursos, conhecia História e Geografia, matérias de sua preferência.
Foi neto de interessante figura de nossa História, pelo destaque que lhe coube na chamada "Confederação do Equador". Realmente, sabe-se que José Pereira Filgueiras, vencidos os revoltosos de 1824 em Pernambuco, subiu o São Francisco e chegou até o sítio onde fundou a "Fazenda do Perdigão", hoje próspera comuna mineira.
O Coronel Filgueiras (José Pereira Filgueiras) nosso biografado, chegou em Pitangui (veja no mapa), há quase um século, portador de avultados bens e contraiu feliz casamento com Nhanhá, a mais bonita das filhas do Major Bahia, patriarca da sociedade Pitanguiense.
Antônio Alves Filgueiras era proprietário de vasto latifúndio e sua "Fazenda do Engenho", está hoje dividida em cinco propriedades de vasta extensão territorial. Dispunha de muitos escravos e isso constituiu sua principal fortuna. Ainda assim, nunca se mostrou escravagista, porque seu espírito legal, tendia para a abolição, que ele recebeu conformado. A maioria dos pretos de suas senzalas queria muito bem ao velho "Senhor de Engenho", que sempre lhes deu assistência e cuidados sem os rigores e castigos tão comuns nesse tempo. Assim liberados, continuaram todos a trabalhar no mesmo ritmo e com igual interesse, sem prejuízo da rotina agrícola da Fazenda do Engenho.
Tenho comigo um livro de anotações, em que FILGUEIRAS, do próprio punho, com o seu belo cursivo de linhas clássicas, fazia comentários dos fatos importantes de sua vida, deixava conselhos para os filhos mostrava a grandeza de suas atitudes. "Até hoje perdi 286 contos, no jogo, nunca mais pegarei em cartas e peço a meus filhos que façam o mesmo, porque o jogo é o pior dos vícios". Isso em 1896, quando 286 contos representavam enorme fortuna. Na verdade, nunca mais jogou, apenas pelo São João e Natal, comprava uns gasparinos, que nunca lhe deram sorte. Havia muitas anotações dessa ordem, todas mostrando que esse homem, raro no seu tempo e raro ainda hoje. Outro conceito do seu caderno de notas: "Até esta data jamais devi um tostão a quem quer que seja, e se alguma pessoa se apresentar como meu credor, estejam certos de que a dívida não é verdadeira".
A vida de Antônio Alves Filgueiras reclama maiores detalhes, talvez num livro que proponho a escrever, se para tanto me sobrar uma folga.
Deixou descendência enorme, muitos netos, bisnetos e tetranetos.
As mulheres são outras tantas Cornélias. Os homens, figuras de relevo nos parlamentos, nas cátedras universitárias e nos tribunais de justiça.
Leia mais sobre sua história em As Origens dos Filgueiras - O que sei da história
(Última atualização: Março de 2001)

Árvore Genealógica de Antônio Alves Filgueiras Campos

José Pereira Filgueiras
☆ 1758 ♱ 1824
⚭ 25/Março/1803Maria de Castro Caldas (Nhanhá)
 ? ?
    
  

   

 Joaquim Alves Filgueiras
 Maria Carolina Milagres
 
  
  

  
  

Antônio Alves Filgueiras Campos
   


Irmãos

Francisco Alves Filgueiras Campos


Obs.: Essa árvore genealógica foi montada utilizando os dados sobre os ascendentes e descendentes de Antônio Alves Filgueiras Campos que constam nos registros em nosso site. Essa árvore pode não estar completa, como pode também conter dados incorretos.
Desonvolvido por:
Logo Loovus
http://www.familia.filgueiras.nom.br
© 1999-2024 Família Filgueiras - Memórias de Família